O Tao da vida
- Josilene Santos
- 23 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de out. de 2025
Autora: Josilene Santos

A China com sua cultura rica e milenar possui um conceito profundo e particular sobre a origem do Universo e a interconexão de todas as coisas, que é centralizado no Tao.
Tao - o Princípio Indescritível e a Unidade Universal
No princípio, existia o Tao, também conhecido como o Uno, que é a energia inteligente e responsável pela criação do universo e de tudo o que nele existe. O Tao é traduzido como "Caminho" (representando a origem de todas as coisas), mas não podemos definir em palavras, pois transcende a razão e a lógica que não conseguem explicá-lo ou capturar sua essência. Essa energia criadora só pode ser sentida. Existe uma parte desse divino, uma centelha divina em cada coração.
Para se expressar no mundo físico, essa energia que governa o universo se dividiu em duas forças complementares, o Yin e o Yang, criando assim a matéria, tudo o que pode ser visto e tocado.
O Tao, como filosofia de vida, oferece uma visão de mundo que promove um caminho de harmonia e equilíbrio através da compreensão do Yin e Yang.
Yin e Yang - a Expressão da Dualidade do Uno
A manifestação mais conhecida do Tao é a interação entre as forças complementares Yin e Yang.
· Yin representa a energia feminina, associada ao escuro, ao inconsciente, à intimidade, às emoções, à intuição, ao descanso, à introspecção, à subjetividade, a gentileza, ao frio, à noite e à matéria.
· Yang representa a energia masculina, associada ao claro, ao consciente, ao racional, à ação, à realização material, à objetividade, à comunicação eficaz, à imposição nas relações interpessoais, ao calor, ao dia e à energia.
Yin e Yang são forças interdependentes, cada uma essencial para a existência e equilíbrio da outra. Toda a existência é composta dessas duas energias primordiais, incluindo a natureza, os animais e os seres humanos.
O símbolo do Taijitu, representando o Tao, mostra um círculo dividido em duas partes, cada uma contendo a semente de seu oposto, simbolizando um equilíbrio dinâmico entre o Yin e o Yang, garantindo, assim, um ciclo de transformação e renovação constante.
É por isso que práticas como meditação, caminhada na natureza, Tai Chi Chuan e Qi Gong são recomendadas, pois, ajudam a equilibrar as energias de Yin e Yang, acalmando a mente e conectando-nos ao divino.
Ao reconhecermos a Unidade na dualidade do Yin e Yang, alcançamos uma compreensão mais profunda da interconexão de todas as coisas. Esse convite nos encoraja a abandonar o controle e fluir na vida, encontrando o verdadeiro caminho para a sabedoria e para a saúde integral, com bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.
Referências
CAPRA, Fritjof. O Tao da Física. Tradução de: Maria José Quelhas Dias e José Carlos Almeida. Lisboa: Editorial Presença, Lda., 1989.
LAO-TSÉ. Tao Te Ching. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/download_livro_145109/tao_te_king. Acesso em: 17 set. 2025.
RAM TALKS. Filosofía del Yin-Yang (Documental Completo) - ¿Qué es la Armonía de los Opuestos Complementarios? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PM3gE1GBP0U. Acesso em: 16 set. 2025.
TERRA, Raquel. Fundamentos da Medicina Chinesa. Apostila do curso Diagnóstico de Ouro da Medicina Chinesa. Rio de Janeiro. 2025.



Comentários